Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

domingo, 3 de outubro de 2021

A ÁGUA E OS SERES VIVOS

A ÁGUA E OS SERES VIVOS

    

    Interessante buscar esse título na internet e perceber que, para a galera "seres vivos" é o "ser humano". Sim, quando o tema busca unir seres vivos e água, a internet mostra: uso inteligente da água, quantidade de água no corpo humano, a importância de tomar água, como se manter hidratado, e por aí vai....

    Entretanto, a água é um elemento químico necessário a todos os seres vivos, a começar pelo fato de que, foi nos mares primitivos que surgiram as células. Não fossem os mares, as células não teriam condições ambientais para se formarem.

    A unidade funcional e estrutural dos seres vivos chama-se célula, e o citoplasma, substância orgânica que preenche as células apresenta em média, 70% de água em sua composição. A água dissolve a maioria das substâncias dentro das células e em organismos multicelulares, faz o transporte de nutrientes, gases, e as demais substâncias entre as células e entre os órgãos. A temperatura da célula ou do corpo dos seres vivos, é controlada pela água. A maioria das funções biológicas é mediada pela água.

    Conhecemos três tipos de células: as procariontes , as eucariontes animais e as eucariontes vegetais. Os três tipos são preenchidos por uma substância transparente, de consistência gelatinosa, chamada citoplasma. A foto abaixo representa os três tipos células esquematizados:


        Observe os três esquemas e identifique os elementos presentes nos três tipos de células e os exclusivos  de cada um deles. A diferença mais evidente é a estrutura chamada carioteca. A carioteca é a membrana que protege o material genético nas células eucariontes, as procariontes não têm essa membrana.
        Organismos procariontes vivem em quase todos os ambientes, mas na água, vivem as cianofícias, procariontes responsáveis pela produção da maior parte do oxigênio atmosférico. Outros procariontes são as conhecidas bactérias e as arqueobactérias. Os demais seres vivos apresentam células eucariontes. 
        Repare que na célula vegetal existe uma estrutura que ocupa quase todo o interior da célula, chamada de vacúolo. O vacúolo tem água em seu interior e é responsável pelo equilíbrio hídrico no interior da célula vegetal e pela manutenção da rigidez dessa célula, funciona como um "esqueleto de sustentação" das células vegetais. Quando uma planta murcha, é porque o vacúolo perdeu água para o ambiente.
         Encerrando esse post, a partir de agora, espero que vocês compreendam que a água é muito importante para qualquer tipo de célula, não só para as células humanas. Pois vivemos em um planeta onde o equilíbrio ecológico depende de fatores que vão além da sobrevivência humana.


    


Nenhum comentário:

Postar um comentário