Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Um Homem de Bem

  Seu nome era Benedito, nome escolhido como promessa pois os filhos não vinham mesmo com alguns anos de casamento, e a promessa foi muito bem aceita porque depois dele, vieram mais dois filhos homens e quatro filhas mulheres; além disso Neném, como ficou conhecido, era um homem abençoado!
    Sempre feliz, passou por muitos perrengues na vida e a todos superou com alegria, coragem e firmeza ao lado de sua esposa, Cecília. Foram presenteados com oito filhos todos de uma integridade sem par.
    Neném era meu avô, querido avô sempre pronto a me dar beijos, carinhos e brincar de "formiguinha" comigo: sentava-se ao meu lado, tirava os sapatos e começava a me beliscar com os dedos dos pés; eu reclamava - pára vô!!!!- ele ria descaradamente e dizia: - não estou fazendo nada!
    Ele também tinha uma camisa cujo abotoamento era com velcro, figia-se de Hulk e "rasgava" a camisa para risadas generalizadas dos netos.
    Era daqueles avôs que não se fazem mais, construía brinquedos de madeira, colocava balanços nas árvores, plantava horta, criava porcos, tudo apenas para alegria dos muitos netos que em 1979 já se contavam 25.
    O MEU VÔ NENÉM tinha o hábito de plantar em seu sítio uma árvore para cada neto que nascia, a minha era uma amoreira e eu, sempre pata-choca, não conseguia nunca subir na minha árvore para comer seus frutos enquanto meu irmão, arteiro como ele só e colecionador de ossos quebrados, tinha uma jaboticabeira! Grande injustiça mas sei que não foi intencional.
     Ele tinha a capacidade de nos esperar sempre com um presente, mesmo que fosse uma jaca "descaroçada" ou " petiscos de carne de égua" ( pedacinhos de bife à milanesa) pois o dinheiro sempre era curto. 
     Todas essas histórias são um esboço da pessoa maravilhosa que era meu avô mas não demonstram o homem íntegro, honesto e ótimo pai que era, ou melhor, ainda é pois seus oito filhos e incontáveis netos e bisnetos trazem em cada pequeno gesto um pedacinho desse homem que ensinou a todos a importância da família unida e da honestidade para se ter uma vida tranqüila. Com sua simplicidade e sinceridade, conquistava a admiração e respeito de todos que o conheciam.
      Vô, não sei porque tenho pensado tanto em ti mas sei que, de onde quer que você esteja, ainda cuida dos seus! TE AMO SEMPRE!

2 comentários:

  1. Cleise
    Feliz retorno.
    O espaço é pequeno para eu falar sobre o meu querido tio Nenê. Integro, generoso, carismático
    humano, dotado de uma bondade impar. Amou e foi amado por todos da familia. Gostava muito, muito, muito dele. Saudades. Bjs
    Publiquei mais um post sobre o meu pai, se tiver um tempinho passe no: www.caminhosuavedamaria.blogspot.com
    Vou adorar.

    ResponderExcluir
  2. Maria Helena bem vinda ao meu espacinho, realmente tivemos muita sorte em pertencer a essa família onde a honestidade, integridade, a felicidade e outras"dades" são tão importantes!
    bjs e saudades.

    ResponderExcluir