Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Pérolas dos alunos


             

   Fim de trimestre letivo, período de provas e avaliações, documentos escritos capazes de comprovar e quantificar o quanto nossos "alunos" ( segundo a etiologia da palavra: seres sem luz) conseguiram aprender por longos e cansativos períodos de aula...
               Para a maioria dos professores, a correção de provas é um momento de dar risadas com as respostas "absurdas" que se encontram ali escritas, como por exemplo:
1. (pergunta) Por que se escreve Mal de Chagas e não Mal de chagas?
    (resposta do aluno) Porque uma é com letra maiúscula e outra é com minúscula.
    (resposta esperada) Porque o nome da doença é uma homenagem ao pesquisador Carlos Chagas, que a descreveu.
2. (pergunta) Por que o transmissor do Mal de Chagas é chamado de "barbeiro"?
    (resposta do aluno) Porque ele tem barba.
    (resposta esperada) Porque ele pica , normalmente, na região do rosto.
3. (pergunta) Qual a função do esqueleto?
    (resposta do aluno) Invadir o Castelo de Greyscull.
    (resposta esperada) Sustentar o corpo dos cordados.
4. (pergunta) Selecione um biótipo, descreva a vegetação e cite as adaptações ecológicas da mesma a esse biótipo.
    (resposta do aluno) Deserto, predominam aves como o camelo
    (resposta esperada) Qualquer biótipo e a vegetação que lhe caracteriza com adaptações ao seu clima e condições de solo.
               Eu, como professora é claro que também dou boas risadas e me divirto com a veia criativa de meus educandos mas, ao mesmo tempo me pergunto onde errei, onde foi que o meu "palavrório biológico" não foi compreendido...
               Os professores discutem por hoas a fio, buscando compreender o processo e buscar formas de avaliação que considerem a realidade do aluno e tornem-se capazes de buscar novos significados em seus métodos de avaliação. E eu juro que procuro fazer isso a cada dia que entro numa sala de aula! Para mim, avaliação é mais que uma quantificação do aprendizado das crianças e adolescentes, e é hora de todos os membros da comunidade escolar -pais, diretores, professores, alunos, Secretaria de Educação - darem menos valor aos documentos escritos e mais valor ao conhecimento em si....
               Mesmo assim, é quase impossível não rir diante de respostas como essas!
OBS: Esse post foi publicado originalmente em 2009, em breve completarei com pérolas atualizadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário