Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

domingo, 9 de setembro de 2012

Meiose: por que, pra quê e como?

Continuando o pedido de explicações para prova da minha filhota, agora explico a MEIOSE.
Meiose é também um processo de multiplicação celular, mas enquanto na Mitose o número cromossômico é constante ( 46) no caso da espécie humana, na Meiose, o número cromossômico é dividido ao MEIO logo, as células filhas têm 23 cromossomos cada uma....Então, a primeira diferença entre os dois processos é o tipo de célula que origina: no caso da meiose, vai originar gametas - espermatozóides e ovócitos!
Afinal, a espécie humana se caracteriza pelo número cromossômico igual a 46 e como um novo indivíduo resulta do encontro entre um espermatozóide (23) e um ovócito (23), os bebês possuem 46 cromossomos!
Bem, para produzir células com a metade do número cromossômico, a Meiose faz duas vezes a sequencia de etapas da Mitose:
Outra diferença: a Mitose faz uma sequência de etapas - Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase - e a Meiose faz duas: Meiose I -Prófase I, MetáfaseI, Anáfase I e Telófase I- e Meiose II - PrófaseII, Metáfase II, Anáfase II e Telófase II.
Nessas etapas acontecem os mesmos fenômenos já descritos no post da mitose. O importante e que garante o número final dos cromossomos é a PrófaseI por que nela ocorrem as subetapas: LE- ZI - PA - DI - DI. Podemos comparar as subetapas a um encontro na balada:

LEptoteno ( LEPTO = fino)- é aquela hora que os cromossomos estão se arrumando, vão tomando banho, fazendo chapinha.... ficando lindinhos e "chupando a barriga" na frente do espelho; se arrumam para sair e caçar.....
ZIgoteno ( ZIGO = par) - os cromossomos chegaram na balada, e encontraram seu par...
PAquiteno (PAQUI= grosso) O casalzinho fica grosso, enrolado, se escondendo dos observadores, são quase "dois em um".
DIploteno (DIPLO=duplo) Os dois cromossomos resolvem empernar... cruzam suas pernas, cruzam seus braços... trocam material genético. Serinho, nessa etapa podemos visualizar (ao microscópio claro e se tivermos muiiiita sorte) os quiasmas, pontos de cruzamento das cromátides....
DIacinese (CINESE = movimento) Cada cromossomo vai embora pra casa, já é de manhã e o casal se separa, mas.... nesse caso cada um leva de lembrança um pequeno pedaço do outro...
As demais etapas ocorrem com as mesmas características já descritas para a Mitose, contudo, as células que resultam ao final possuem conteúdos cromossômicos diferentes entre si e em relação à celula que as originou.
Essa balada cromossômica garante a grande diversidade de características entre os seres vivos, por isso os irmãos, mesmo tendo o mesmo pai e a mesma mãe podem ser tão diferentes!
Ah, na Prófase ( tanto da Mitose quanto da Meiose) a carioteca se desfaz pois fica difícil fazer toda essa dança de cromossomos no espaço limitado do núcleo. A carioteca só aparece na Anáfase....
Acho que é isso por esse feriado, espero que ajude o pessoal na prova de segunda e fico aguardando novas solicitações de aula de biologia . Beijos!
 

Um comentário:

  1. adorei sua criatividade ficou fácil de entender as fases principalmente a prófase1 com esses nomes chatos

    ResponderExcluir