Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

sábado, 8 de setembro de 2012

Mitose: por que, pra quê e como?

Os processos de divisão celular são duas incógnitas no Ensino Médio... e por isso, minha filhota me encomendou esse post, tem prova na segunda sobre o tema, vou tentar resumir de forma compreensível:
 Pra começar, são chamados de processos de divisão celular, mas, o que se divide é o citoplasma e as organelas celulares, para dar origem a novas células. O DNA do núcleo não divide, multiplica, afinal, as novas células devem conservar o mesmo material genético da célula original.
Imagine que você tomou aquele primeiro "queimaço" do ano: sua pele ficou vermelha como um chiclet de morango: primeiro arde e dói - as células estão dando o "último suspiro", morreram e estão avisando seu corpo disso; depois, começa a coçar e se formam bolhas- as células, num trabalho extremo, duplicam o DNA para garantir a manutenção das características celulares, essa estratégia precisa de energia e a água é um dos produtos dele; por último, as novas células começam a se formar e substituem o tecido morto, que descasca porque foi solto pelas bolhas de água.... 
Esse é o objetivo da Mitose: repor novas células sempre que o corpo necessita ou produzir todas as células que vão dar origem às células de um novo indivíduo.
O esquema abaixo é uma foto explicativa do processo tirada no MCT- PUCRS:
 Mostra o esquema de duplicação de DNA e as etapas de formação de novas células.
Tem quatro etapas:
Prófase - "pró" quer dizer vai começar... é a etapa em que a célula está pronta pra começar a divisão, o material genético está duplicado, o centríolo ( na célula animal) também e a parede celular ( na célula vegetal) forma pequenas vesículas na região central da célula original.
Metáfase - "meta" vem de meio-metade.... pra organizar a bagunça, os cromossomos se colocam na região medial da célula - equador (sabe, essa mesma, aquela linha imaginária que divide o Planeta em dois hemisférios). Enfileiradinhos, para a par, agora o centríolo começa a emitir "fios" que se ligam aos centrômeros e preparam para levar cada par para cada polo oposto da célula.
Anafáse - Nesse momento, os cromossomos são puxados para os polos, os centríolos começam a diminuir os prolongamentos ( fios) e cada polo fica com um conjunto de 46 cromossomos iguais.
Telófase- "telo" é separar.... o citoplasma se divide, e as novas células estão prontas para completar o tecido animal.
 Como a célula vegetal não tem centríolo, quem faz o papel do centríolo nesse caso é a parede celular, mas tudo acontece mais ou menos da mesma forma e as novas células formarão novos tecidos.
Em seguida, posto sobre a Meiose, afinal, esse post aqui ficaria imenso, chato e um porre, se eu colocasse as duas por aqui.

2 comentários:

  1. Ajudou muito meeesmo! Obrigadaaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, sinta-se à vontade para aparecer por aqui sempre que quiser, ou pedir novos posts, estamos aí pra isso!

      Excluir