Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Roteiro 3 - turma 83



   

   Há muitos anos atrás, havia um reino muito distante, onde as pessoas viviam sempre contentes, poucos eram os dias de tristeza.
     O rei e a rainha tinham uma filha muito bonita, ela tinha 15 anos mas não ficava muito em casa. Ela viva em outro país, numa escola interna, voltava para casa apenas em datas comemorativas, por isso o rei e a rainha ficavam muito sozinhos durante os dias. A rainha então decidiu que queria mais uma filha, mas como eles já estavam ficando mais velhos, uma gravidez à essa altura seria muito arriscado.
     A rainha, muito teimosa, mesmo assim queria ter uma filha, sentia muito falta da sua.        Então decidiu que iria adotar uma criança, já crescidinha. Foram em orfanatos, iam num e outro, mas nenhuma chamava a atenção da rainha. Já sem mais esperanças, foram no último, olharam, olharam, quando o rei já estava falando em ir para casa, a rainha vê, em meio ao monte de crianças brincando uma menininha, muito quietinha num canto, tão tristinha, coitada.
      A rainha foi falar com aquela menina, e ela num jeitinho tão doce, conversou com a rainha sem nem saber quem ela realmente era. Foi então que a rainha decidiu que iria adotar essa criança, mas a diretora do orfanato queria saber se ela realmente queria aquela criança, se ela não queria outra, uma mais alegre, mais diferente. Uma menina que fosse igual a eles. No inicio não entenderam, mas depois viram que a criança estava sofrendo preconceito da própria diretora.
      A rainha imediatamente quis adotar a criança e livrá-la de lá, pois ela devia sofrer muito.
       Eles a adotaram, colocaram a menina numa escola particular do reino deles mesmo, a menina se encantava cada vez mais com o palácio que agora seria dela também, com as pessoas, tão felizes, e ficava mais feliz e empolgada ao saber que teria uma irmã mais velha que ela.
        A menina se chamava Lilierem e tinha apenas 7 anos. Com o passar do tempo, a menina foi ficando cada dia um pouco mais triste, andava não querendo muito ir pra aula, mesmo sabendo que precisaria estudar para, no futuro ela e a irmã governarem todo o reino. O rei e a rainha acharam que isso era apenas fase, pois ela não estava acostumada com tudo isso, com toda essa vida de compromissos.
        O tempo foi passando e as férias de inverno chegaram logo, isso queria dizer que a filha mais velha do rei e da rainha viria passar em casa.
         Quando a filha mais velha, que se chamava Stephanie, chegou ao aeroporto, o rei e a rainha estavam a sua espera, e logo lhe falaram as novidades, contaram então da nova irmãzinha.
        Stephanie, que tinha um coração de ouro, e era muito bondosa como a mãe, achou super perfeito uma nova irmãzinha, e que foi adotada, pois estariam ajudando mais uma entre tantos que precisavam de uma família. Odiou a ideia de sua nova irmã ter sofrido racismo por sua diretora, e um possível racismo por suas coleguinhas.
       Quando chegaram em casa Lilierem já tinha chegado do colégio, e adorou conhecer sua irmã. As duas ficaram o resto do dia conversando, Stephanie contava tudo o que fazia na sua escola, e Lilierem ouvia com muita atenção e esperança de um dia ir pra lá e fazer as mesmas coisas que a irmã. Quando sua irmã lhe perguntou sobre a escola, ela falou pouco, disse que era legal, e normal como qualquer outra, não tinha nada de especial, e logo mudou de assunto.
      Stephanie ficou muito preocupada mas não comentou nada, apenas continuou notando o comportamento de Lilierem.
     Cada dia que elas ficavam mais juntas, Lilierem confiava mais na irmã, e certo dia, Stephanie lhe perguntou de suas amigas, do porquê não irem à casa deles. Ela então decidiu dizer tudo. E começou dizendo que não tinha muitas, que na verdade tinha apenas umas 3 que apenas davam Oi, e se tinham trabalhos em grupo elas até colocavam ela, mais não era nada de amizade forte. Que muitos lá não gostavam de ficar perto dela, que todos olhavam torto pra ela, e que cochichavam cada vez que ela passava, e que um menino até perguntou pra ela o que o rei e a rainha tinham na cabeça de adotá-la. Do porque ela foi tão especial a ponto de pessoas tão ricas adotarem. Que ela deveria estar junto com os pobres, que ela não era gente de ser da realeza, e ainda por cima era negra!
Lilierem começou a chorar relembrando de tudo isso, sua irmã não quis ficar quieta, decidiu que quando começassem as aulas iria  ao colégio.
       E foi. Falou com a diretora,  foi até a sala de sua irmã, chamou ela lá na frente pediu educadamente para ninguém mais fazer isso, e disso que preconceito era algo horrível.
Stephanie teve de ir embora para sua escola, mas Lilierem tinha que continuar ali, e o preconceito não acabou mesmo assim. O preconceito até aumentou.
      Certo dia, numa aula foi pedido um texto sobre o que se pensava sobre preconceito, sobre qualquer um deles. E Lilierem claro que escreveu sobre preconceito racial.
Quando foi ler, fez questão de ir lá na frente, e falou coisas muito bonitas. Ela disse:
O preconceito racial, é horrível, é horrível se sentir diferente, se sentir humilhado, sentir que ninguém te quer por perto. Quantas vezes tive vontade de sumir, de nunca mais voltar. Mas não desistia, porque tenho que estudar, não vou ser uma ignorante. Irei honrar meus pais. Sim, meus pais, eu posso ser adotada ser muito diferente deles, mas eles são meus pais. E querem saber o que eu penso mesmo? Que vocês tem inveja de mim, mas não pelos meus bens matérias, e sim, porque vocês queriam ter minha cor, vocês queriam se destacar dos outros tanto quanto eu, porquê? São todos da mesma cor, apenas outras coisas mudam. E sabe? Vocês me discriminam tanto, por nada, somos todos diferentes uns dos outros, até gêmeos idênticos não são totalmente iguais, sempre tem alguma coisinha que dá pra diferenciá-los. Só imaginem, como que seria o mundo se fossemos todos completamente iguais? Seria chato não seria? Então! Pra que esse preconceito feio? Nós vamos todos pro mesmo lugar, de baixo da pele temos as mesmas coisas.”
       E nisso a professora se emocionou, e até seus colegas, que dali em diante, todos começaram a tratá-la como gente, ela ganhou novos amigos, melhores amigos, e descobriu que não adianta se isolar, que tem que falar mostrar que isso magoa mas de um jeito educado. E viu que se ela tivesse falado tudo isso antes, tudo teria se resolvido antes, viu que ser princesa não era fácil não, e que mesmo sendo uma sofreu preconceito, o respeito que tinham, não tirou o porquê de sofrer preconceitos.

E dali em diante ela viveu feliz para sempre!

21 comentários:

  1. achei super criativo e muito legal tem bastante detalhe sobre cada personagem e bem colocado.
    NOME:PALOMA ALICE TURMA:83

    ResponderExcluir
  2. Legal bem explicado, esta tudo bem interessante e muito bem colocado mesmo sobre os personagens. Evillyn 83

    ResponderExcluir
  3. achei a historia bem interessante ,uma historia criativa ,e é bem assim que são tratadas algumas pessoas . NOME:tamara T:83

    ResponderExcluir
  4. Achei o roteiro bem legal interessante pois o assunto tratado é vivido por muitas pessoas

    Gustavo V. Burg T.81

    ResponderExcluir
  5. Quando pensamos em escrever essa historia, a gente quis fazer algo com que mostrasse que o preconceito realmente existe, e que existe em todas as classes sociais. Então nada melhor que uma princesa. Pq por mais que ela fosse uma princesa, não impossibilitou ela de sofrer preconceitos..
    Fernanda Souza -- Turma: 83 :)

    ResponderExcluir
  6. Essa história ficou muito legal, deu pra entender muito bem o que tem a oferecer o roteiro sem nenhum tipo de enrolação. Parabéns ao grupo.
    Bruno Freures Braun - Turma: 81

    ResponderExcluir
  7. Achei essa história muito interessante mostra a realidade do mundo de agora.
    Nome: Franciele De Lima - Turma: 81

    ResponderExcluir
  8. eu achei interessante ,porque mostra a realidade nome:fernanda reginato turma :81

    ResponderExcluir
  9. essa historia foi bem criativa e diferente,eu ate pensei que ela sendo adotada por um rei e rainha ela não iria sofrer preconceito mas sofreu isso mostra que ate as pessoas de classe social alta sofrem preconceito ñ muito mas sofre.

    ResponderExcluir
  10. essa historia foi bem criativa,eu ate pensei que ela sendo adotada por um rei e rainha iria terminar todo o preconceito mas continuou sofrendo isso nos mostra que ate as pessoas de classe social alta sofrem preconceito ñ tanto mais sofre. NOME:Guilherme Azevedo. Turma:83.

    ResponderExcluir
  11. eu achei bem interessante e bastante criativo também Nome:Alessandra Dillmann.Turma:83

    ResponderExcluir
  12. gostei muito interessante o texto mas eu achei muito mais interessante o texto que a menina produziu.
    vinicius83

    ResponderExcluir
  13. eu achei bem interessante bastante criativo que na historia fala mesmo ela sendo adotada por rei e rainha não acabarão os preconceito co a menina

    Nome bruno da silva 83

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei bastante deste roteiro espero que o vídeo também seja bom =) Gabriel Alves Garcias 83

    ResponderExcluir
  15. uma historia muito boa e que se pode ver que mesmo na realeza onde todo mundo tem bastante dinheiro também se tem preconceito de alguns. criticavam falando q ela n deviria ser adotada pela rainha, q n merecia ter sido adotada por ela, mesmo em um mundo que se parece bom também se tem o preconceito.
    NOME: leonardo lemos
    TURMA: 83

    ResponderExcluir
  16. Muito legal e criativo este texto porém quase todos os textos falam de preconceito racial.

    ResponderExcluir
  17. bom fico legal quero ver o video o ocho que vai ficar bem legal.
    ass:tayller turma:81

    ResponderExcluir
  18. achei bem interessante muito criativo , falo bem e nao enrolo pra falar adorei muito bem formulado .. nome: vitoria rossales t:81

    ResponderExcluir
  19. Bom eu gostei muito, o texto não fugiu do assunto é bem sério e legal... conta uma história muito interessante e eu fiquei bem vidrada !! Franciele Da Silva T:83

    ResponderExcluir
  20. gostei muito desta historia, ela fala sobre o preconceito e as pessoas usando a cor da pele escura pra ofender as outras! nome: juliana inacio 81

    ResponderExcluir
  21. bom eu gostei muito dessa historia , achei bem interessante , e não fugiu do foco Júlia 83

    ResponderExcluir