Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

sábado, 13 de junho de 2020

ANATOMIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

     Até este momento, já vimos que o corpo humano tem necessidade de substâncias externas para manter seu funcionamento e organização. Também já vimos que uma das vias de entrada de substâncias necessárias ao metabolismo humano, é o Sistema Digestório, por onde entram os nutrientes que atuam na construção de novas células (proteínas/lipídios), regulação do funcionamento do organismo (vitaminas/sais minerais) e produção de energia (lipídios/carboidratos).
     Entretanto, para produzir energia o corpo precisa mais do que carboidratos e lipídios. A glicose, molécula fundamental para a produção de energia, precisa ser degradada durante a respiração aeróbica celular, formando assim, "pacotes" de energia chamados ATP.
     Para produzir o ATP, as mitocôndrias precisam de um outro elemento: o Oxigênio, que participa ativamente nesse processo, e a entrada de gases no organismo humano se dá através do Sistema Respiratório!
     Para entender como esses gases entram no corpo e chegam ao sangue, onde atingirão as células para a produção de ATP, precisamos conhecer a anatomia do Sistema Respiratório:
     A entrada dos gases ocorre pelas vias respiratórias, ou seja pelo nariz, a mucosa que o reveste internamente apresenta pelos e muitos capilares sanguíneos, o que permite que impurezas sejam retidas e o ar seja aquecido à temperatura corporal antes de chegarem às partes mais internas do sistema.
   O próximo órgão é a faringe, internamente também é revestida por microcílios, capilares sanguíneos e muco, com a mesma função de retenção de impurezas e aquecimento do ar. Mas, em seu limite inferior, a faringe tem uma cartilagem chamada epiglote capaz de controlar a deglutição do bolo alimentar e a passagem do ar para o pulmão, evitando engasgos.
   Na laringe, próximo órgão, encontramos as pregas vocais, músculos que, tensionados pela passagem do ar, são modulados retornando como sons. A continuação da laringe, chama-se traqueia, seu formato se modifica consideravelmente. Esse tubo de passagem do ar, é constituído por anéis membranosos de cartilagem que lhe conferem a capacidade de dobrar-se sem obstruir a passagem do ar. Os canos de saída de água das máquinas de lavar copiam essa conformação, com o objetivo de aumentar a capacidade de escoamento da água.
    A traqueia se divide em dois caminhos: os brônquios, que por sua vez, se dividem em novos tubos de menor diâmetro denominados bronquíolos. Esses órgãos têm como função transportar os gases até os dois pulmões, são tão ramificados, que se assemelham à uma árvore de copa frondosa, tanto, que alguns autores chamam de árvore respiratória.
     Os pulmões são formados por um conjunto de milhares de pequenos sacos chamados alvéolos. O tecido que forma os alvéolos chama-se epitélio pavimentoso: um conjunto de células "quadradas finas" que lembra os azulejos de um pavimento. Essa estrutura celular permite que os gases atravessem as células, chegando rapidamente ao sangue, que os transportará até as células.
     Graças às essas condições anatômicas do Sistema Respiratório, nosso corpo não só tem o fornecimento de gases necessários à respiração celular e produção de energia, como também tem a capacidade de direcionar alimentos pelo caminho certo e produzir sons para nos comunicarmos. 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário