Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

sexta-feira, 12 de junho de 2020

ATMOSFERA

     A atmosfera é a camada de gases que envolve o planeta, esses gases se distribuem em diversas camadas, de acordo com a própria densidade e a atração pela força gravitacional terrestre.
     Gases como Hidrogênio, Nitrogênio, Oxigênio, Ozônio, Gás Carbônico, Vapor d'água e Hélio se distribuem em diferentes alturas e influenciam a superfície com fatores como: controle da temperatura e da pressão, fornecimento de gases importantes para o metabolismo dos seres vivos, proteger de raios ultravioletas solares e impacto de corpos terrestres e ainda, favorecer a comunicação dos humanos transmitindo ondas sonoras e visuais.
    Os gases se distribuem em cinco camadas, nomeadas segundo a distância que se encontram da crosta terrestre ou de acordo com alguma característica significativa. Vamos fazer uma viagem imaginária subindo, para conhecer essas camadas melhor?
     A primeira camada, de baixo para cima, chama-se  troposfera, esse nome, quer dizer "esfera + homem", pois essa é a camada que mais sofre interferência humana por estar mais próxima. Nela são encontrados a maioria dos gases, e ocorrem a maioria dos fenômenos climáticos e poluentes.
     Um importante fator, relacionado com a concentração de Gás Carbônico, é o aquecimento global. Grandes concentrações de Gás Carbônico na troposfera, provocam o chamado efeito estufa: um fenômeno em que a troposfera comporta-se como a cobertura de uma estufa, concentrando o calor do sol em seu interior. O aquecimento global pode colocar em risco a manutenção da vida dos seres vivos, pois, pode provocar derretimento das calotas polares, extinção de espécies adaptadas às condições climáticas muito quente ou muito frias, desertificação, e tempestades climáticas mais intensas. 
     É na troposfera que acontecem a maioria das interações humanas com a atmosfera, nela voam as aves migratórias, os aviões comerciais e outros transportes aéreos; encontramos os gases Hidrogênio, Nitrogênio, Oxigênio e Gás Carbônico, muito necessários às funções vitais dos organismos que habitam a Terra; nela também se formam, normalmente, as nuvens de chuva que fornecem água doce à crosta.
    A segunda camada, subindo em direção ao espaço sideral, chama-se estratosfera, entender pelo significado fica complicado se considerarmos que stratum, quer dizer estrato, camada, então ela seria a camada esfera.... Meio sem lógica né?
  Mas tudo bem, a estratosfera é importante principalmente, porque em seu limite inferior encontramos a Camada de Ozônio, camada que reflete de volta ao espaço os raios ultravioletas solares, muito prejudiciais aos seres vivos. Sua destruição pode reduzir a taxa de fotossíntese, pode provocar cegueira, câncer de pele, deformações musculares e ósseas ou ainda, redução na ação do sistema imunológico.
     Nessa camada, voam os jatos supersônicos e uma característica interessante é o fato de sua temperatura comportar-se de maneira inversa à troposfera. Na troposfera, a temperatura diminui sensivelmente à medida que subimos atingindo temperaturas negativas próximas de -60°C quando chegamos no topo. Na  estratosfera, ocorre justamente o contrário: a temperatura aumenta de -60°C até -3ºC em seu limite superior.
     A camada do meio chama-se mesosfera, claro, por causa da sua posição, pois, meso quer dizer meio, e sfera, nós já sabemos. É a camada mais gelada, com temperaturas que variam entre -3°C e - 143°C. Onde os gases estão mais densos, colaborando também, para a proteção contra impactos de corpos celestes, nela, os meteoros são desmanchados, produzindo as estrelas cadentes que vemos no céu. Outro fenômeno interessante que ocorre nessa são as nuvens noctilucentes, são nuvens de partículas de gelo que brilham à noite por refletirem a luz solar.
     A penúltima camada recebe o nome de termosfera, termo é calor e sfera.... tá bom, a gente já sabe! Adivinha porque tem esse nome. Você já descobriu, é a camada que tem maior temperatura, podendo atingir 1000°C. Nessa camada os gases começam a se tornar menos densos, sofrem menor açã da força gravitacional, e por isso, suas moléculas se afastam tanto, que se transformam em íons, por isso, algumas pessoas também a chamam de ionosfera. Por essa característica, é a camada onde os humanos estacionam os satélites que fazem as famosas transmissões via satélite. Por causa dos íons, também, é nessa camada que ocorrem as Auroras Austral e Boreal.
     Chegamos na última camada, a exosfera (de exo - fora e sfera - camada), aqui é bem quente e estamos muito mais perto do espaço sideral do que da crosta terrestre, por isso, dizemos que é a camada mais rarefeita. As moléculas dos gases estão muuuuiiiitoooo afastadas e nesse ponto a atmosfera começa a ficar fininha, fininha.... como se os gases fossem fugindo para o espaço. Aqui começamos a encontrar satélites e sondas espaciais e muito lixo espacial, que ainda permanece na órbita terrestre por causa da força gravitacional.
    Voltando agora para a crosta, nosso foguete vai aterrissar, pois, aqui é bem melhor para respirarmos, afinal, é na troposfera que existe a maior quantidade de Oxigênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário