Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

sexta-feira, 12 de junho de 2020

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

     Já vimos que as misturas são resultantes da união de duas ou mais substâncias que conservam suas propriedades. Se elas conservam as propriedades, então, elas também podem ser separadas, para retornar às substâncias originais.
     Em casa, utilizamos com frequência os métodos de separação de mistura, e nem nos damos conta, que estamos praticando química. Alguns exemplos:
1. Lavar a roupa: colocar a roupa na máquina, esperar encher, misturar os produtos de limpeza - estamos montando uma mistura composta de no mínimo, três substâncias: as roupas, a água e o sabão em pó. Se colocarmos água sanitária e amaciante, temos mais duas substâncias na mistura, que será heterogênea, pois, ao final teremos uma fase formada pela água colorida pelos produtos de limpeza, e outra, pela roupa e pela sujeira. 
     Enquanto a máquina bate a roupa, vai de formando uma nova mistura em que a sujeira passa para a água. A reação entre o amaciante e as fibras das roupas, não é uma mistura e sim, uma combinação (ou reação química), afinal, depois não poderemos mais separá-los.
  No final do processo, a máquina já faz três separações: 
* a levigação - separação sólido/líquido, que é a retirada da sujeira (sólida) pela água corrente; 
* a filtração - separação sólido/líquido, que é a retirada da água com sujeira de dentro da máquina e;
* a centrifugação - separação sólido/líquido, retirada do excesso de água da roupa, por movimento circular forte e constante. 
    Mas a centrifugação, na maioria das vezes, não é suficiente para retirar toda a água que ficou misturada à roupa, então, penduramos a roupa para secar no varal e promovemos outro método de separação de misturas, que é a vaporização, em que separamos a água da roupa por evaporação da água.
2. Fazer feijão: Primeiro, você tem escolher o feijão. Para isso, você utiliza o método chamado catação (separação sólido/sólido), pois você "cata" as pedras misturadas ao feijão separando-as. 
* Depois, se você gosta só do caldinho, faz outra técnica, a tamisação ou peneiração (separação sólido/sólido ou pastoso), pois o caldo do feijão não é líquido como a água, mas pastoso, separando só o caldo do feijão das partes sólidas. Essa técnica tem esse outro nome engraçado porque algumas peneiras muito finas, de laboratório, têm o nome de tamises.
     Existem outros métodos de separação de misturas que não estamos habituados a fazer em casa, mas sabemos como são, por exemplo, para "achar uma agulha num palheiro" podemos utilizar a técnica, chamada imantação (separação sólido ferroso/líquido ou sólido), na qual utilizamos um imã, para separar substâncias ferrosas.
    Ou quando deixamos o suco parado, e o açúcar acumula no fundo da jarra.... Nesse caso, é a decantação (separação sólido/líquido)
     Outro método que conhecemos, é a destilação (separação líquido/sólido), muito utilizado pelos dessalinizadores do nordeste. Os aparelhos que retiram o sal da água do mar, tornando-a potável, separam a água e o sal por evaporação e condensação: 
   A destilação também pode ser usada para separar líquidos, nesse caso, chama-se destilação fracionada, pois os diferentes líquidos possuem diferentes pontos de evaporação e por isso, evaporam em diferentes temperaturas. Essa técnica é usada na separação dos componentes do petróleo e para fabricar bebidas destiladas como a vodca, o wisky e a cachaça.
     Ainda existem algumas técnicas de separação que não foram citadas:
* a ventilação (sólido/sólido) separa sólidos com base no peso, os mais leves são transportados pelo vento, como quando assopramos o amendoim para separar cascas dos grãos.
* a floculação (sólido/líquido) separa pequenas partículas sólidas, unindo-as em flocos por ação de algum agente coagulante, essa técnica é uma das etapas de tratamento de água e a maneira como se faz queijo.
* a flotação (sólido/sólido) substâncias com densidades diferentes são colocadas em um vasilhame com água, as mais densas ficam embaixo e as menos densas, ficam na superfície. As mineradoras, separam minérios de impurezas , triturando os minérios e misturando óleo. As partículas de minério se unem ao óleo e quando se adiciona água ao conjunto, o óleo com os minérios ocupa a superfície permitindo que sejam recolhidos e as impurezas permanecem no fundo da vasilha.
     Existem muitas formas de separar as misturas, mas se soubermos como funcionam, poderemos resgatar quaisquer substâncias que misturarmos.





   
   

Um comentário: