Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

terça-feira, 14 de abril de 2020

Características de seres vivos e não vivos

         É comum pensarmos de maneira dicotômica, isto é, "se uma coisa não é viva, ela é morta"! Mas no ambiente a coisa não funciona exatamente assim, para alguma coisa estar morta, ela deverá ter sido viva um dia! 
         É uma das características dos seres vivos: o ciclo vital - a capacidade dos seres vivos de nascer, crescer e morrer. Outras características dos seres vivos são:
     a. Proteína como molécula química fundamental de todos os seres vivos, essa molécula organiza-se nos organismos, formando o genoma, chamado DNA  e transmitido aos descendentes através da reprodução, outra característica dos seres vivos, pois, seres não vivos são incapazes de deixar descendência e um ser vivo só pode se originar de outro ser vivo.
    b. Metabolismo é o nome do processo de funcionamento dos organismos vivos, para que aconteça, é necessário que o ser vivo obtenha energia por meio da nutrição. Alguns seres vivos são chamados de autótrofos pois têm a capacidade e produzir a energia necessária ao seu metabolismo por meio da fotossíntese, transformando a luz solar em matéria orgânica e energética. Outros, só conseguem essa energia por meio da alimentação, consumindo carboidratos, esses, são chamados de heterótrofos.
    c. Respiração é outra característica dos seres vivos, por meio desse fenômeno, a energia química adquirida pela alimentação, é transformada em moléculas altamente energéticas, chamadas ATP, que são utilizadas pelo organismo para manter o metabolismo. A maioria depende do oxigênio como gás que faz a combustão da molécula de glicose, produzindo energia para o metabolismo, esses seres dependentes do oxigênio são chamados de aeróbios, entretanto, alguns seres vivos não necessitam de oxigênio para sua respiração, e por isso são chamados de anaeróbios.
    d. A maioria dos seres vivos têm seus corpos organizados em células, por isso, alguns autores definem essa estrutura como fundamental na constituição dos seres vivos. 
         Existe uma discussão atualmente na comunidade científica, que identifica os vírus como seres vivos, ainda que não sejam formados por células. Essa discussão ainda ocorre e os defensores do vírus como seres vivos alegam que essas estruturas são capazes de se reproduzir, deixar descendentes e influenciar as células parasitadas a manterem seu metabolismo, apresentando portanto, características inerentes aos seres vivos.
    e. Coordenação é a capacidade dos seres vivos em responder aos estímulos ambientais, seres não vivos são incapazes de interagir com as modificações ambientais. Um dos fatores ambientais limitantes da vida é a temperatura, pois os seres vivos desenvolvem ações metabólicas que se adaptam ou não às variações climáticas do ambiente onde vivem. Um urso polar, por exemplo, não sobreviveria em uma floresta tropical pois seu corpo seria incapaz de se adaptar às condições de muito calor.
    Os seres não vivos de um ecossistema são conhecidos como componentes abióticos, são eles: a água, as rochas e a atmosfera.
     A água, quando em estado líquido, compõe a célula dos seres vivos, faz o transporte de substâncias dentro dos organismos e o controle da temperatura e de substâncias tóxicas dos organismos, constituindo o suor e a urina.
     As rochas são "desmanchadas" pela ação da água e do vento originando o solo, sobre o qual os seres vivos se sustentam e fornece nutrientes para os organismos autótrofos efetuarem seu metabolismo.
      A atmosfera, além de controlar a temperatura na superfície do planeta, fornece gases necessários ao metabolismo dos seres vivos.
       Sem a interação com os componentes abióticos, a sobrevivência dos seres vivos seria impossível. Todos dependem das condições químicas e físicas do ecossistema para o funcionamento do seu metabolismo.
        Os serres humanos têm a capacidade de produzir instrumentos que facilitam sua interação com o ambiente, esses instrumentos são chamados de objetos e não podem ser considerados seres não vivos, pois são fruto da tecnologia e da ação humana.
        Para exercitar as informações adquiridas com esse texto, identifique na figura abaixo os seres vivos, os seres não vivos e os objetos.

www.smartkids.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário