Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

terça-feira, 14 de abril de 2020

CONDIÇÕES TERRESTRES QUE PERMITEM A SOBREVIVÊNCIA DAS FORMAS DE VIDA


Origem Da Vida No Planeta Terra – focuscosmus
https://www.focuscosmus.com/origem-da-vida-no-planeta-terra/
Desde pequeno você ouve falar que a vida terrestre é dependente da água e do oxigênio, essas  afirmações não são suficientes para explicar as condições terrestres que permitem a vida, como conhecemos, no planeta. A seguir são descritas algumas condições que possibilitam o desenvolvimento de seres vivos na Terra:
1)      Localização da Terra em relação ao Sol
Essa característica muitas vezes passa despercebida, entretanto, se o planeta ocupasse outra órbita, mais próxima ou mais distante, as condições de temperatura média não permitiriam a existência de água em estado líquido, fator imprescindível para sua absorção pelo metabolismo dos seres vivos.
Outros planetas, também possuem água, mas em estado sólido (gelo) ou gasoso (vapor d’água). Apenas a Terra apresenta oscilação de temperatura entre -60° e +45° C, condição para o estabelecimento de água líquida.
2)      Composição gasosa da atmosfera
O oxigênio (O2) normalmente  é considerado o grande herói da vida terrestre, todavia, outras duas moléculas (O3 e CO2)  compostas por esse elemento químico também são essenciais às formas de vida.
O gás carbônico (CO2) existe na atmosfera de outros planetas também, como Vênus, onde sua alta concentração atmosférica faz com que a temperatura média da superfície seja extremamente alta – próxima de 400° C -. Na Terra as concentrações de CO2 e O2 deveriam se manter equilibradas pelos fenômenos fotossíntese/respiração aeróbia, contudo esse equilíbrio não se mantem atualmente por ação humana – isso é assunto para outra aula. A grosso modo, poder-se-ia dizer que a concentração de Oxigênio atmosférico (O2) é devido à fotossíntese  efetuada por seres vivos como cianofíceas (bactérias) e plantas, que fazem a hidrólise da água, liberando-o na atmosfera. Cabe lembrar que existem seres vivos que fazem respiração anaeróbica, são portanto, independentes do Oxigênio (O2) para sua sobrevivência.
O ozônio (O3) é outro gás identificado apenas na atmosfera terrestre, acredita-se que tenha se originado de reações químicas entre a água oxigenada, formada durante eras glaciais,  e os raios ultravioletas solares que atingiam a superfície da Terra primitiva. Dessa forma, formou uma camada de proteção contra os próprios raios ultravioletas, refletindo-os para o espaço. Foi essa camada que permitiu a conquista do ambiente terrestre pelos seres vivos, pois, sem ela, os danos causados pelos raios ultravioletas nos tecidos vivos inviabilizariam a sobrevivência dos organismos fora da água.
Outros gases, em diferentes concentrações também atuam para o processo vital, mas são exclusivos da atmosfera terrestre e são encontrados em outros planetas em variadas concentrações.
3)      Superfície rochosa
A superfície rochosa do planeta, composta de diferentes minerais e transformada por ações erosivas da água e do vento, permite a formação de solos nutritivos para os seres vivos que são produtores de matéria orgânica. Alguns planetas também possuem superfície gasosa, enquanto outros, têm superfícies rochosas também, todavia, a erosão dessa superfície parece não ser tão eficiente como  ocorre na Terra.
4)      Duração do dia terrestre
O período diário de 24 hs propicia o fenômeno denominado Ciclo circadiano, fenômeno que sincroniza o funcionamento dos organismos em um período de 24hs, promovendo a série de processos biológicos que mantém o funcionamento do metabolismo como: sono, fome, temperatura corporal ou homeostase (www.diabetes.org.br/publico/colunas/144-dra-caroline-mesquita/1121-a-influencia-dos-ritmos-circadianos-no-desenvolvimento-de-doencas-metabolicas).
A Terra já teve dias com duração menores, e esse período foi sendo ajustado por ação da força gravitacional, da lua e dos movimentos de rotação e translação terrestres. O ciclo circadiano não é exclusivo dos animais, outras formas de vida também são dependentes desse fenômeno regulador, principalmente para a efetivação da fotossíntese e metabolismo da glicose, principal fonte de energia para os organismos aeróbios.
5)      Água em estado líquido
Essa característica já foi citada nesse documento, mas vale a pena lembrar que apenas a Terra possui água em estado líquido, e é esse estado físico da água, que permite a absorção pelos seres vivos para a constituição de seus corpos e funcionamento de seus metabolismos.
As características descritas acima, formam um conjunto único no sistema solar, de condições abióticas que permitem a existência das formas de vida conhecidas no planeta Terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário