Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

quinta-feira, 23 de abril de 2020

POR QUE SENTIMOS SONO E FOME, SEMPRE NOS MESMOS HORÁRIOS?

        Você já deve ter se perguntado porque Ciências aborda movimentos terrestres no sexto ano, afinal, esse tema também é estudado em Geografia. É justamente porque, de certa forma, esses movimentos influenciam o funcionamento (metabolismo) dos organismos. 
      Segundo o site do planetário da UFSC, nosso planeta efetua vários movimentos, e os principais seriam 14, mas, nesse momento, nos interessam apenas os dois mais conhecidos: Rotação e Revolução (Translação). 
        Como a Rotação e a Translação ocorrem já é bastante conhecido por todos nós: a Rotação é o movimento giratório em seu próprio eixo, ou seja, a Terra gira como uma bailarina:
                                               

     E Translação é o movimento orbital ao redor do sol:

                                            
                      Fonte: https://suportegeografico77.blogspot.com/2018/09/translacao.html

      Esses dois movimentos são os responsáveis pelas contagens de tempos terrestres: dia e ano.
      Os dias apresentam-se com variações de luminosidade: o dia (claro) e a noite (escuro). A duração de períodos claros e escuros também dependem do ano, ou seja, a posição que a Terra ocupa, durante a translação, em relação ao sol, faz com que o dia tenha mais, ou menos, horas de claridade. Por exemplo, no verão, os dias são maiores que as noites, e no inverno ocorre o inverso. Nos pólos, devido à inclinação da Terra, essa variação é enorme, chega a seis meses de luz (dia) em oposição a seis meses de escuro (noite).
      E a quantidade de luz é determinante para a produção de matéria orgânica pelas plantas. São elas que fazem Fotossíntese, um processo que transforma a energia luminosa em energia química, chamada glicose, assim, quando temos mais claridade, teremos uma maior produção de matéria orgânica.
       A maioria dos seres vivos, depende da glicose como principal fonte de energia para a respiração, assim, quanto mais matéria orgânica produzida, mais energia será disponibilizada para uso dos seres vivos em geral. Da mesma forma, podemos concluir que, no verão, ocorre maior produção de energia que no inverno, e isso pode estar relacionado aos hábitos mais "animados" desenvolvidos pelos animais em períodos de calor.
    A variação de luminosidade diária  não influencia só as plantas, mas influencia também, o metabolismo da maioria dos seres vivos que habitam a Terra, determinando seu ciclo biológico. Dessa forma, são determinados, desde hábitos simples, como acordar sem despertador, ter sono ou fome até processos de reprodução e controle da temperatura corporal. Esse "controle metabólico" é chamado de ritmo circadiano, e varia segundo a espécie, Todos os seres vivos têm seu metabolismo determinado pelo ritmo circadiano, mas o mais estudado, obviamente, é o humano:
                             


      É o estudo do ciclo circadiano que permite ao treinador determinar os melhores horários para o treino do atleta, por exemplo. E para nós, escolhermos os melhores horários para estudar e aprender.
     Então, comece a se observar, para determinar quais os melhores momentos do dia, de acordo com o seu ritmo circadiano, para desenvolver suas necessidades pessoais, sem que esteja com sono ou fome.
                                                   Resultado de imagem para FAZENDO NOSSA FESTA EMOJI | Símbolos ...














10 comentários: