Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

sexta-feira, 17 de abril de 2020

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS E GENOMA: POR QUE CADA UM É DIFERENTE?

        Uma das características dos seres vivos, é a composição química que envolve grandes moléculas orgânicas,  como a proteína, o lipídio e o glicídio. Essas macromoléculas são diferentes combinações de Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio e são responsáveis pela estruturação e funcionamento do organismo vivo ao combinarem com substâncias inorgânicas como potássio, sódio, fósforo ou cálcio.
               O infográfico abaixo compara as proporções desses elementos no corpo de um ser humano adulto:

                Proteínas, glicídios, lipídios e elementos químicos fundamentais são adquiridos por meio da nutrição para manter o organismo vivo.
             As proteínas são formadas por estruturas menores chamadas de aminoácidos, e esses, são reorganizados pelo próprio corpo, em proteínas exclusivas de cada indivíduo, codificadas no famoso DNA. O DNA serve de molde para o RNA, que orientará a "fabricação" da proteína exclusiva do ser vivo portador daquele DNA: 


             DNA e RNA são também chamados de ácidos nucleicos, é esse código, único para cada organismo, que faz com que sejamos, ao mesmo tempo, tão diferentes e tão iguais. 
             O DNA, exclusivo para cada indivíduo, compõe o genoma, próprio de cada espécie, com uma quantidade e qualidade de genes, únicas para cada espécie de ser vivo, chamado de número cromossômico. As imagens abaixo representam alguns números cromossômicos de algumas espécies de seres vivos:





            Assim, em uma plantação de arroz, todos os pés têm o mesmo genoma, composto por 24    cromossomos, mas o conteúdo genético desses cromossomas é diferente em cada pé, pois cada exemplar da espécie tem um DNA diferente.
           Os vírus também têm genoma e conhecê-lo, por meio do sequenciamento, permite que se produza vacinas. O link abaixo, descreve o sequenciamento do genoma do Coronavírus da América latina:


     



Nenhum comentário:

Postar um comentário