Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

quarta-feira, 6 de maio de 2020

TEORIAS DE ORIGEM DA VIDA

Quadro Salvador Dali Criança Geopolítica Nascimento Homem no Elo7 ...
Salvador Dali - "Criança"
           A obra "Criança" de Salvador Dali, surge em resposta à busca da pergunta: "De onde viemos?". Essa questão acompanha a humanidade desde os primórdios, e por isso, várias teorias foram desenvolvidas para explicá-la. 
         A origem da vida na Terra é objeto de discussão na Ciência europeia, há anos. Inicialmente, as diferentes culturas buscavam explicá-la por seus mitos, e na maioria deles, creditavam o surgimento da vida a um poder sobrenatural, ou alguma entidade superior. O mito mais conhecido entre nós, provem do livro bíblico Gênesis, no qual está escrito que Deus criou "todas as coisas". Com o tempo, adquiriu ares de teoria sendo batizada de Criacionismo.
          Entretanto, já na Grécia Antiga, o Criacionismo não era uma resposta satisfatória à questão. Aristóteles, grande filósofo grego, creditava a origem da vida a um princípio ativo, que seria a energia do sopro de vida sobre a matéria inanimada, tornando-a animada, ou seja, a vida surgiria espontaneamente no momento que  algo inanimado fosse atingido pela energia do princípio ativo. Por esse conceito de espontaneidade, a teoria aristoteliana passou a ser chamada de Geração espontânea, que foi aceita pela Igreja Católica, pois, de certa forma, confirmava a criação de seres humanos descrita no Gênesis: "Deus soprou vida em um boneco de barro."
        Além de Aristóteles, Anaxágoras, um outro filósofo grego, propôs a origem da vida em algum lugar no Universo, a teoria dele foi reestruturada por um conjunto de cientistas do Século XVIII, por esta teoria, chamada Panspermia, a semente da vida seria originária de um outro planeta e trazida para a Terra, onde se desenvolveria. Existia um problema com ela: "se a vida se originava em outro planeta, como investigar sua origem se não estamos lá"? E ela foi descartada...
    Com o passar do tempo, a dúvida persistia e era parcialmente explicada por variações da geração espontânea. Os naturalistas utilizavam exemplos como: vermes que se criavam no intestino humano, ratos de camisetas suadas, ou larvas de carne podre. Como representado na imagem, os gansos marinhos seriam originários das conchas presentes nas pedras ou troncos, ou os sapos, da lama do fundo das lagoas:
Fonte: Domínio público
        De qualquer forma, a ideia de que a vida poderia surgir de algo inanimado, foi presente por toda a Idade Média, tendo recebido outro nome: Abiogênese, que na verdade não deixava de ser outra forma de chamar a Geração espontânea. 
           O verbo "criar" é a essência da Abiogênese e por isso quando hoje proferimos frases como: "o lixo cria baratas" ou "a carne fora da geladeira cria moscas", estamos nos referindo ainda, ao pensamento de geração espontânea.
          No Século XVII, Francesco Redi, acreditando que todos os seres vivos nasciam de ovos, fez esse experimento:
Fonte: Domínio Público
             E constatou que, nos frascos vedados, não se criavam larvas. E você acha que ele conseguiu derrubar a Abiogênese?
       Não, a Abiogênese persistiu até 1862, quando Luis Pasteur ( o cara do leite PASTEUrizado) fez esse experimento aqui, conhecido como "frascos pescoço de ganso":
          E afastou definitivamente a teoria da Abiogênese, abrindo espaço para a Biogênese, teoria que hoje reina para a origem de seres vivos.
          A Biogênese diz que "um ser vivo, só pode se originar de outro ser vivo semelhante." 
        Mas a história não termina aqui, como a Ciência avança à medida que a tecnologia também avança, em 1990, cientistas detectaram proteína, em um meteoro que caiu na Argélia, considerando que proteína é a molécula básica de qualquer ser vivo, poderíamos pensar essa descoberta como um retorno à Panspermia?
                Enquanto especialistas discutem essas teorias, retorne ao quadro do Salvador Dali, no início do post, e analise as imagens a partir de cada teoria que foi explicada aqui.
            



Nenhum comentário:

Postar um comentário