Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Como é difícil Alfabetização científica...


Minha dissertação de mestrado baseia-se na pesquisa com uma turma de alunos minha, tentando avaliar os processos para a alfabetização científica, epistemologia e outros palavrões. Até aí tudo bem, embasamento teórico até tenho, mas a prática...... Santo Deus!
A turma bem que é legal, os recursos utilizados, todos os imagináveis: vídeos, teatros, maquetes, cartazes, debates, Internet, livros....Enquanto estou em aula, parecem até estarem se alfabetizando cientificamente, mas,quando leio seus relatos, me dá uma síncope...
Como passar incólume a observações do tipo: "Quando Cristóvan Colombo chegou ao Brasil a natureza era invicta", " Índios são protetores da natureza até virarem destruidores" ou " Se índio deixar a floresta vira negro e deixa de cuidar da terra". e assim as pérolas vão sendo construídas e a vontade de chorar no cantinho toma conta do meu ser!
Mas, como boa taurina, sou teimosa e insisto, levo mais material, provoco discussões e acendo umas velas pro Santo Paulo Freire. A cada semana, um novo flash, e a vida continua em busca da  pesquisa perdida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário