Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Hora da aula - "Teorema de Pitágoras"!

   Desde "jovinha" tenho uma certa dificuldade com a matemática, aliás, para mim matemática situa-se entre o inconcebível e o incompreensível. Fico pensando se esses pensadores e teóricos não teriam coisa melhor pra fazer da vida que ficar propondo problemas para resolvermos. Sou solidária com os alunos e às vezes me pergunto: "prá quê preciso aprender isso?"
                 Mas, dou a mão à palmatória... algumas verdades matemáticas são incontestáveis e extremamente necessárias; uma delas é o Teorema de Pitágoras, tudo que puder ser abstraído ao nível de um triângulo, será resolvido pelo dito cujo!
                 Passo a contar, então, uma historinha que ouvi há muito tempo e que me ajuda, sempre, a lembrar do malfadado Teorema:
" Eu devia estar na sétima série, morava em São Paulo e minha prima que morava em Campinas, estudava na oitava série... discutíamos algum assunto interessante o que levou a conversa para o relato da "historinha" inventada pelos colegas dela para expicar o Teorema de Pitágoras (doravante denominado, Pit):
         Pit era casado com uma senhora chamada Nusa e ambos moravam numa casa vizinha a um quartel, todos os dias, quando Pit ia trabalhar, quatro cadetes se dirigiam à casa dele para entreter a Nusa. Um dia, Pit retornou mais cedo do serviço e encontrou Nusa e os cadetes em atitudes libidinosas; num ataque de fúria, matou os cinco. Seu quintal dos fundos era retangular, Pit dividiu-o em dois grandes quadrados, num deles enterrou a Nusa, no outro, depois de fazer quatro canteiros, enterrou os cadetes. Teorema de Pitágoras: " O QUADRADO DA PUTA-NUSA É IGUAL À SOMA DOS QUADRADOS DOS CADETES!"
         Sei que provavelmente essa fórmula foi resultado de incansáveis cálculos e estudos, não de um ataque de corno manso, mas essa foi a forma de eu nunca esquecê-lo e todas as vezes que conto a estória aos alunos, eles também jamais a esquecem. então, se essa é uma forma de aprender, viva as historinhas!
           Em breve estarei postando historinhas para aprender Biologia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário