Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

sábado, 17 de setembro de 2011

Organelas celulares... a célula eucariótica como uma cidade!

Ontem, durante a disciplina que curso às sextas- feiras, iniciamos um acalorado debate sobre como determinados temas de biologia são transformados em incompreensíveis e desimportantes quando a técnica utilizada em sala de aula resume-se à exposição oral e decoreba. Não entrarei no mérito do debate: sobre o que leva um professor a assinar a curiosidade científica de seus alunos, mas resolvi começar a postar alguns exemplos de explicações que deram bons resultados na época em que eu ainda trabalhava com ensino médio.
A primeira aula, será uma analogia entre as organelas celulares e as partes que compõem uma cidade.
As organelas celulares são aqueles mini-mini-minúsculos componentes celulares, e visíveis apenas em microscópicos altamente potentes,  aos quais os seres humanos normais não têm acesso; elas se encarregam de fazer a célula funcionar direito e consequentemente, permanecer viva. Seus nomes são complexos e em algum ponto da linguística grega ou latina, poderemos encontrar seus significados, então, como temos coisa melhor a fazer do que gastar neurônios decorando nomes que não entendemos, vamos compreendê-las por meio  de uma analogia com as repartições de uma cidade que a fazem funcionar, e consequentemente, a mantêm viva, aqui, uma gravura das organelas celulares:
                                          
Vamos à analogia:
O NÚCLEO, seria a Prefeitura da célula, protegido por suas paredes ( carioteca), dita todas as ordens (contidas no DNA) que deverão ser executadas pelos elementos que compõem a célula;
Os RIBOSSOMOS são os mensageiros, a companhia telefônica, transmitem as ordens ditadas na prefeitura ( RNA mensageiro). Existe um tipo de Ribossomo mais "intrometido", não se contenta em transmitir, e coloca a mão na massa pra elaboração das proteínas, o RNA ribossomal, mas ele não trabalha sozinho e bota todos os seus subordinados no batente, buscando "pedaços" (aminoácidos) que virão a formar a proteína, esses subordinados são os RNA transportadores. Nesse caso, poderíamos comparar a uma Câmara de vereadores que poderia realmente trabalhar...
O RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO, seria as ruas do município, distribuem-se pelo citoplasma da célula transportando em seu interior proteínas e elementos que permitam o funcionamento da cidade.
A MITOCÔNDRIA, é a usina de energia, a companhia de energia elétrica, produz energia dentro da célula e exporta para o organismo, efetuando a respiração celular.
O COMPLEXO GOLGIENSE, é um conjunto de sacos empilhados que "ensacam" tudo o que sairá da célula, como os Empacotadores do supermercado fazem com as compras.
Os VACÚOLOS, na célula animal, são também chamados de VESÍCULAS CELULARES, e contém em seu interior o produto do complexo golgiense, seriam portanto, a sacola em que levamos as compras do supermercado.
Nas células vegetais, o VACÚOLO, geralmente, é único e grande, responsável por armazenar água, manter a estrutura da célula e o equilíbrio hídrico, nesse caso, seria a caixa d'água das casas.
Os LISOSSOMOS, são a Polícia militar, se encarregam de inutilizar os detritos da cidade ou protegê-la de invasores.
Os CENTRÍOLOS representam o Departamento de novas obras e orientam a construção de novas células.
Por fim, a MEMBRANA CITOPLASMÁTICA, é a Polícia da fronteira, delimita os limites da célula e permite a entrada e saída do que interessa a célula.
Dessa forma, a célula poderia ser comparada a uma cidade ideal, onde todos os departamentos funcionam como se espera que deveria funcionar uma cidade sem corrupção. Espero que sua leitura auxilie a compreender, e não decorar, como funcionam as organelas celulares.
Cabe ressaltar que, a despeito de serem representadas como estruturas "independentes", as organelas celulares são compartimentos presentes no citoplasma e, em sua maioria, extensões da membrana plasmática.
OBS: Esse post foi publicado inicialmente em meu outro blog, o que foi desativado, apresenta agora variações e complementações.



31 comentários:

  1. Chamamos aqui de "Cellville". Semana que vem comecamos a unidade de Caracterisitcas dos Seres Vivos e Celulas com a 7a serie. Nossa instrucao e' toda em Project Based Learning e as criancas vao ter que escrever e ilustrar um livro para os alunos da segunda serie de uma escola aqui perto sobre celulas e suas organelas.

    ResponderExcluir
  2. hahahahahah...geniaaaal, compartilhei no face!

    ResponderExcluir
  3. Clodi, e eu que pensei ter descoberto a roda?Ainda bem que tem gente que pensa nas analogias pra explicar um conteúdo tão complexo.
    Vivinha, esse é o jeito que eu ensino grego aos meus alunos.bjks, voltem sempre

    ResponderExcluir
  4. Cleise , deixa eu me apresentar...rsrs
    Sou Conceição e estou iniciando graduação em Biomedicina e hj , foi a primeira aula de Biologia, e cheguei , já quis pesquisar sobre organelas e achei o teu blog...o máximo essa explicação. Vou seguir-te.
    Abração...

    ResponderExcluir
  5. adoreiiii , pois ele me ajudou a fazer meu trabalho de ciencias Obg !

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua matéria.Tenho dever que fala exatamente disso para amanhã, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. Amei sua materia mas queria saber como faço para colocar o peroxissomo ,glicocálix na cidade com exemplos.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber como posso acrecentart o peroxissomo e o glicocálix na cidade ideal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. O glicocálix constitui-se de proteínas que se unem externamente aos componentes da membrana plasmática: glicolipídios, unidos aos lipídios e glicoproteínas unidas às proteínas (os famosos "anticorpos" são glicoproteínas). O glicocálix geralmente é fixo e formados por glicolipídios e tem como função reconhecer substâncias que se aproximam da célula, permitindo sua entrada ou sua destruição. Por isso, seriam os policiais que atuam na polícia de fronteira.

      Excluir
  9. boa noite preciso urgentemente que vc me ajude a colocar na cidade o cloropasto para que serve na analogia na cidade de celulas.
    por favor preciso para amanhã cedo.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Caro Anônimo, espero que a resposta ainda te sirva. O Cloroplasto só existe em células vegetais, então, ela não poderia ser inserida nessa célula, que possui o centríolo ( é uma célula animal). Em todo caso, o cloroplasto seria a central de origem da energia, poderia ser inserido como uma Usina Hidrelétrica, modificando a mitocôndria para a central de distribuição. Poderia também ser um sistema de captação de energia solar, como aquelas coisas prateadas que são instaladas nos tetos das casas. Espero que te ajude.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. GRAÇAS A DEUS.. MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Opaaa trabalhinho de ciências já vai ajudar!!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. como me ajudou.
    Agradeço a Deus e a vocês que sempre nos dão uma luz.
    Macrrelli

    ResponderExcluir
  17. Que perfeição, estou graduando em Biologia, me ajudou e muito, obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Bom saber que mesmo depois de tanto tempo ainda continua ajudando as pessoas... mesmo que eu tenha abandonado o blog!

    ResponderExcluir
  19. Respostas
    1. O cloroplasto é uma organela exclusiva da célula vegetal, então não pode estar presente na célula do post, pois a mesma é uma célula animal. nos comentários, já fiz essa relação, dá uma olhadinha lá. Desculpa o atraso na resposta, mas faz tempo que não recebo aas notificações desta postagem.

      Excluir
  20. Respostas
    1. Os peroxissomos seriam as usinas de reciclagem, onde os compostos hidrogenados são metabolizados e convertidos em compostos nitrogenados para a excreção na urina e no suor. Será que te ajudei? Obrigada pela visita, volte sempre e desculpe o atraso em respondê-lo, pois fazia algum tempo que eu não vinha nessa postagem.

      Excluir
  21. Respostas
    1. Pode ser sim, achei bem interessante essa relação.

      Excluir
  22. E os trabalhadores e operários são todas as organelas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu não havia pensado nessa relação, mas ela se aplica sim!

      Excluir