Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

segunda-feira, 11 de maio de 2020

A IMPORTÂNCIA DOS SAIS MINERAIS COMO NUTRIENTES



        O Corpo humano é formado por células que funcionam para nos manter vivos. Muitas estruturas são produzidas pelas nossas células, mas a regulação dos processos vitais precisa de sais minerais para ocorrer. Os sais minerais são considerados micronutrientes por não precisarem sofrer ação de digestão para serem utilizados nos processos vitais. Dessa forma, nosso corpo incorpora os sais minerais presentes nos alimentos:
Nosso corpo mineral
O Cálcio (Ca), por exemplo, é incorporado para formar ossos e dentes, mas também é importante  para a coagulação sanguínea. A fonte de cálcio mais conhecida é o leite e seus derivados, mas outros alimentos também fornecem esse micronutriente para o organismo: frutos do mar (ostras e mexilhões) e sementes como castanhas, amendoim e grão de bico, são alguns exemplos. Quando falta no organismo, pode provocar enfraquecimento dos dentes e ossos, provocando doenças como osteoporose e deformações nos ossos.
O Fósforo (P) é necessário para as moléculas de RNA e DNA, além de participar na composição de ossos e dentes, também. Esse elemento é encontrado em grande quantidade nas carnes, nos peixes e no leite e seus derivados. A carência desse elemento, pode levar à uma doença chamada raquitismo, que tem como sintomas: ossos quebradiços, músculos atrofiados e alterações no sistema nervoso.
O Sódio (Na), além de controlar a quantidade de água no organismo, atua nas transmissões de estímulos entre os neurônios (sinapse) e nas contrações musculares. A fonte mais rica em sódio, é o sal de cozinha. Cãimbras e dificuldade de cicatrização são alguns sintomas de carência desse elemento.
O Potássio (K) participa das sinapses e contrações musculares, com o sódio. Pode ser encontrado em alimentos como: azeitona verde, arroz integral, espinafre, figo e lentilha. Alterações nas contrações musculares, inclusive cardíacas, podem ser decorrentes da ausência de potássio no organismo.
O Ferro (Fe) constitui as hemácias do sangue e faz o transporte de oxigênio pelas veias e artérias. O principal sintoma de carência de ferro é a anemia, e para evitá-la, podemos ingerir alimentos como fígado, leguminosas, beterraba e espinafre.
O Iodo (I) é o principal componente dos hormônios da tireoide, além de participar da ativação cerebral, controlar o armazenamento de oxigênio muscular e evitar o depósito de gordura nos tecidos. Alho, cebola, cenoura, agrião, rabanete e frutos do mar são as fontes mais ricas desse alimento. Entretanto, devido à grande carência desse elemento na dieta dos brasileiros, desde 1953, esse elemento é adicionado ao sal de cozinha.
Esses são alguns sais minerais essenciais ao bom funcionamento do corpo humano, o que nos faz repensar a nossa dieta, por vezes, não gostamos de determinados grupos de alimentos, mas a carência de algum sal mineral, presente nesse grupo alimentar, pode provocar sérios problemas de saúde.
Se repensarmos, a nossa dieta, inserindo nela uma quantidade considerável desses micronutrientes, poderemos evitar muitos problemas de saúde.

3 comentários: