Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Qual o estado físico da água, nas nuvens?


       A resposta à pergunta do título se deve às mudanças de estado físico da matéria, para respondê-la, é necessário compreender os processos de atuam para que a matéria passe pelos diferentes estados físicos conhecidos: sólido, líquido e gasoso. 
A matéria é composta por moléculas, seu estado físico depende da sua disposição: se estiverem muito próximas, a matéria encontra-se em estado sólido, à medida que se afastam, a matéria entra no estado líquido e, quando completamente afastadas, apresentam-se no estado gasoso.
A conformação molecular, determina as propriedades físicas da matéria, como por exemplo dureza e cor. Assim, quando matérias se encontram em estado sólido, apresentam maior grau de dureza e coloração visível. O nariz humano identifica moléculas dissolvidas no ar, então, quando estão em estado gasoso, é mais fácil para os humanos identificarem seu odor, por isso, sentimos o cheiro de um perfume ou da comida "no ar"!
Da mesma forma, quanto mais próximas as moléculas, mais visível tende a ser o objeto feito com essa matéria. E, o contrário também é verdadeiro: se a matéria encontra-se em estado gasoso, torna-se invisível para os humanos. 
Tomemos a água como exemplo: o gelo, é a água em estado sólido, logo, podemos vê-lo e identificar a forma como essa água adquiriu esse estado: cubos, icebergs ou a forma em que colocarmos a água para congelar. 
A água em estado líquido, não tem forma, pois as moléculas já se encontram afastadas o suficiente para conferir-lhe uma fluidez, que escorre, por isso o provérbio oriental:  


                                            Fonte: autora
           Seguindo esse raciocínio, o vapor d'água, por ser água em estado gasoso, é invisível, logo, se nós podemos ver as nuvens, a água, nas nuvens, não está em estado gasoso!
            Mas em qual estado físico, estaria a água nas nuvens então?
          Sólido, não pode ser, senão os aviões ficariam quebrados a cada viagem em céu nublado, por causa da colisão com o gelo.
           Nuvens não têm forma definida, mas são visíveis, então, as nuvens são formadas por pequenas gotículas de água, em estado líquido, que se mantêm em suspensão. Por isso, quando "as nuvens estão carregadas", afirmamos que "vai chover", pois, a quantidade de água líquida em seu interior é tão grande que as gotículas se uniram, e irão precipitar (cair).
          Nuvens se formam pela condensação da água que evapora dos rios, oceanos, lagos e outros corpos de água presentes na superfície da Terra.  
        Desde pequenos, somos acostumados a compreender o ciclo da água como se a nuvem fosse a representação da água em estado gasoso, mas, se o estado gasoso é invisível, não pode ser representado por um desenho! 
      Os melhores exemplos para evaporação da água, é o "sumiço da água" quando espirrada em uma superfície quente, ou as bolhas que "aparecem" indicando que algumas moléculas já estão passando para o estado gasoso. No momento em que enxergamos uma nuvem,  já ocorreu a condensação, e ela já retornou ao estado líquido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário