Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

domingo, 17 de maio de 2020

Entendendo "palavrinhas" biológicas

             A Biologia, tem uma profusão de palavrinhas (palavrões) que, se lançarmos mão da velha e ruim decoreba, aprenderemos Biologia só na força do ódio...
             Precisamos considerar que essas palavras utilizadas em Biologia, geralmente são junções de prefixos, sufixos e outros "ismos" gregos ou latinos, e compreender o significado dessas partes, para entender a que se refere o vocábulo que nos interessa aprender, pode ser muito lucrativo. Geralmente, as palavras são autoexplicativas e conseguimos aprender o conceito e sua definição só em compreender os "ismos" que a formam.
            Hoje, falarei de quatro palavrinhas muito importantes para a Biologia, elas podem apresentar diferenciações no final, mas o conceito é sempre o mesmo:
* AUTÓTROFO: AUTO = PRÓPRIO; TROFOS = COMER, então sua tradução literal seria: "PRÓPRIA-COMIDA" (fonte de energia metabólica, no caso).Logo, seriam autótrofos, todos os organismos capazes de transformar a energia luminosa em energia química, conhecida como glicose, utilizando nesse processo, gás carbônico e água, no processo conhecido como Fotossíntese. Atualmente, sobrevivem no planeta, dois tipos de organismos autótrofos: as cianobactérias -algas azuis- e as plantas.
* HETERÓTROFO AERÓBICO: HETERO=DIFERENTE; TROFOS=COMER; AERÓBICO= COM OXIGÊNIO, sua tradução literal seria: "COMEM-ALIMENTO-PRODUZIDO-POR-OUTRO- COM-AJUDA-DO-OXIGÊNIO". Nesse contexto, são heterótrofos todos que fazem Respiração aeróbica, ou seja, com oxigênio. No processo de respiração aeróbica, se utilizam de oxigênio e glicose ("fabricada" por um autótrofo), produzindo energia, água e gás carbônico.
* HETERÓTROFO ANAERÓBICO: HETERO=DIFERENTE; TROFOS=COMER; ANA= SEM; AERÓBICO=OXIGÊNIO, sua tradução literal: "COMEM-ALIMENTO-PRODUZIDO-POR-OUTRO-MAS-SEM-OXIGÊNIO" aqui, a coisa muda um pouquinho: também precisam de glicose como fonte de energia e não podem fabricá-la, então precisam "comê-la"! Mas, nesse processo, NÃO utilizam o oxigênio, produzem menos energia, e para isso, continuam utilizando a glicose, mas o produto final, pode ser álcool acético, álcool etílico ou ácido láctico. A respiração anaeróbica tem outro nome, mais popular: Fermentação, e os organismos conhecidos que a fazem geralmente são bactérias ou fungos.
* QUIMIOLITÓTROFO: QUIMIO= QUÍMICA; LITO=MINERAL; TROFOS= COMER, "COMEM-ALIMENTO-DOS-MINERAIS" bem, pela lógica, são os organismos autótrofos que produzem energia por meio de minerais. Esses são as arqueobactérias descobertas recentemente em locais onde condições de temperatura e pressão, são extremas.
     Repito, são autótrofos também, mas como a origem não é a energia luminosa, recebem esse palavrão, como definição.
     Essas palavras e conceitos são muito importantes para compreendermos a origem dos seres vivos no planeta.
      Os cientistas acreditam que a atmosfera primitiva apresentava compostos minerais como o enxofre, a amoníaco, gás carbônico, água em estado gasoso, gás metano e hidrogênio, sem a presença de oxigênio, então, os aeróbicos, logicamente, não poderiam ser os primeiros a terem se desenvolvido...
      Ficamos, então, com a dúvida sobre quem teria se adaptado primeiro às condições da Terra primitiva: Autótrofos, ou anaeróbicos? Duas hipóteses foram levantadas pelos cientistas:
Autótrofa: os primeiros organismos seriam capazes de fazer fotossíntese, produziriam oxigênio, abrindo espaço para os aeróbicos se desenvolverem.
Heterótrofa: os primeiros organismos seriam anaeróbios, e lentamente, sofreriam mutações originando os autótrofos.
       Situações como a descoberta das proteínas simples em meteoritos têm contribuído para modificações da hipótese autótrofa: os primeiros organismos vivos, seriam originários de transformações em compostos orgânicos  trazidos por meteoros, que se instalaram em dois lugares nos oceanos primitivos: nas profundezas e em áreas rasas. Os das profundezas, originariam as arqueobactérias e, os de regiões rasas, as cianobactérias. Entretanto, os registros fósseis de arqueobactérias são bem mais antigos que de anaeróbios ou cianobactérias,considerando as datas estimadas dos fósseis....
Então, qual seria a ordem de desenvolvimento dos organismos na Terra primitiva?
Se não considerarmos as arqueobactérias:
Fonte: https://exame.abril.com.br/ (adaptada)

Se considerarmos as arqueobactérias:
Fonte:https://exame.abril.com.br/ (adaptada)



Nenhum comentário:

Postar um comentário