Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

terça-feira, 26 de maio de 2020

EXISTE REMÉDIO PARA VÍRUS?

   Toda essa discussão sobre um possível remédio milagroso para a COVID-19 faz com que conhecedores de microbiologia fiquem de cabelo em pé. Afinal, NÃO EXISTE REMÉDIO QUE CURE OU DESTRUA UM VÍRUS!
   Por não possuir célula, os antibióticos não o destroem, A ÚNICA FORMA DE UM ORGANISMO DESTRUIR ESTRUTURAS VIRAIS É A PRODUÇÃO DE ANTICORPOS PELO PRÓPRIO ORGANISMO!
   Antigamente, alguns remédios eram chamados de "antigripais", mas a ANVISA, em 2003, determinou a retirada dessa palavra de suas caixas, hoje, se você prestar atenção, esses remédios são "indicados contra os sintomas de gripe", e gripe, é causada por um vírus.
  A possibilidade de cura permanente, ou não, de uma doença viral relaciona-se com a taxa de mutação desse vírus.
   Por exemplo, o sarampo é um vírus com baixa taxa de mutação, e uma vez que seu corpo tenha produzido anticorpos contra ele, dificilmente terá a doença novamente. A não ser que o vírus sofra uma nova mutação, tornando-se diferente, como aconteceu recentemente. 
  Um outro exemplo, é a gripe, o vírus da gripe sofre mutações constantes, então, a cada ano um vírus de gripe diferente é responsável pela onda de gripe na população, ou seja, você nunca PEGA A MESMA GRIPE, pois seu corpo já possui anticorpos para o "modelo anterior" e o desse ano, é um "modelo novo".
   A medida mais eficaz para controle de doenças virais, é a VACINA, um fármaco que insere em seu corpo, estruturas do vírus que não provocam a doença, mas são semelhantes ao vírus, o suficiente para que suas células de defesa o reconheçam e produzam anticorpos.
   O esquema abaixo representa como a Universidade de Oxford, está fabricando e testando a vacina contra a COVID-19:

         (Clique em cima da figura e abra em outra aba para ver melhor)

   Pois então, a discussão sobre um remédio eficiente contra a COVID-19, só demonstra que algumas pessoas faltaram às aulas de ciências! 
   Independente de qual remédio for utilizado no tratamento de pessoas contaminadas atualmente, esse remédio só tem por efeito, impedir que os sintomas da doença matem a pessoa, antes que o corpo produza anticorpos contra o vírus SARS-Cov-2, também conhecido como Coronavírus.
   Um ponto a favor dessa vacina que está sendo pesquisada, é que, o coronavírus tem taxa de mutação baixa, fazendo com que essa vacina, assim que disponibilizada à população, seja eficaz por bastante tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário