Bem vindo

Sê bem-vindo e divirta-se, porque a vida é importante para ser compartilhada!

terça-feira, 19 de maio de 2020

DE ONDE VEM A ÁGUA DAS GOTINHAS QUE SE FORMAM DO LADO DE FORA DO COPO COM GELO?

     Preparando aula remota para os nonos anos: Mudanças de estado físico da matéria, cansada da eterna imagem, e indignada por ela ainda estar rolando na internet.... Pior, sendo usada como base para ensinamento do tema!
                                  Mudanças de estado físico da matéria - Estudo Prático
      Aí você se pergunta: "Mas o que esta louca está dizendo? Essa é a imagem para mudança de estado físico da água, e é bem bonitinha!"
     Pois bem, eu te respondo, o problema dessa - e de muitas - figuras sobre o tema, é a nuvem associada ao vapor d'água! Passo toda a minha vida tentando consertar esse erro conceitual construído pelos estudantes, desde pequenos. Vamos aos fatos:
        Considerando que o estado físico de uma substância depende da conformação e agitação de suas moléculas. No estado sólido, elas se encontram em máxima aproximação e mínima agitação; obviamente, em estado gasoso, elas se encontram no inverso: mínima aproximação e máxima agitação!
      Agora vamos ao outro fato: a proximidade entre as moléculas de uma substância em estado sólido, faz com que ela adquira forma definida e possa ser captada por nosso sistema visual.... seguindo essa linha de raciocínio: substâncias gasosas não têm forma definida e, muito menos, são visíveis aos humanos!
       Está acompanhando meu raciocínio? Se as substâncias gasosas são invisíveis, como podemos "enxergar" a água em estado gasoso como se fosse uma nuvem?
         É esse raciocínio que leva à compreensão, ou não, do processo de condensação, e que explica a pergunta título desse post....
          Condensação é o nome do processo de mudança de estado físico do gasoso para o líquido, ou seja, provoca a aproximação das moléculas e diminuição em sua agitação, fazendo com que, as moléculas daquela substância antes gasosa, percam energia e se aproximem...
            Usando o exemplo da água: quando tomamos um banho muito quente, o banheiro se enche de água condensada. O vapor d'água, que é água em estado gasoso, e estava invisível para nós enquanto a temperatura do cômodo não subiu, condensou, ou seja, passou para o estado líquido, enchendo o banheiro de nuvens....
          Olha o outro erro conceitual aí, gentchhhhyyyy!!!!!
         Então, aquela nuvem que fica no meu banheiro não é vapor? NÃÃÃÃÕOOOO! Aquela nuvem que se forma no banheiro, são gotículas de água (estado líquido) que ficam em suspensão no ar por não ter massa suficiente para ser atraída pela força gravitacional.... Como se fosse a sua nuvem particular...😊😊😊💦💦💦💧.
          Se você quiser desenhar as mudanças de estado físico da água, use essa imagem aqui: 

            É muito mais correta, e não leva ao erro conceitual... E não caia nas armadilhas que mostram moléculas separadas dentro do contorno da nuvem ou da gotinha.... Você já é bem esperto(a)!
         Então, agora você já está preparado(a) a responder à pergunta do título, que por sinal, já foi questão de vestibular.....
                                                    Suando O Vidro De Um Refrigerador De Vinho Foto de Stock - Imagem ...
Fonte: https://pt.dreamstime.com/suando-o-vidro-de-um-refrigerador-vinho-image123600172
       
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário